LAJES foi emancipada há 95 anos

LAJES foi emancipada há 95 anos

Foco Sertanejo (Texto adaptado)

Tudo começou na fazenda do coronel Francisco Pedro, a primeira povoação, o primeiro ajuntamento de famílias, foi aí que começou a história de Lajes.

No ano de 1914, chegava em Lajes os primeiros trilhos da estrada de ferro Sampaio Correia, com ela chegava também o avanço para a nossa região e Lajes era elevada a condição de vila, se igualando a antiga vila de Jardim de Angicos.

No dia 03 de dezembro do ano de 1923, Lajes dava o seu grito de liberdade, se libertando definitivamente do domínio de Angicos.

Em 1928 Lajes fez história para o mundo elegendo a primeira prefeita da América Latina, a Sra. Alzira Soriano que tomou posse no ano seguinte de 1929, mas foi destituída do cargo na revolução de 1930.

Na década de 60 chega algo que alavancaria o progresso na região, era a chegada da BR 304 que estava sendo construída pelo Batalho de Engenharia do Exército Brasileiro que montou o seu acampamento no fomento justamente da cidade.

Com a chegada da obra da BR em Lajes, fortaleceu o comercio e melhorou a vida da população. É verdade que houve algumas perdas de lá para cá, mas também teve grandes conquistas.

O município hoje é referência na Região Central e em todo o RN pela grandiosa estrutura em todas as áreas da administração pública, atualmente administrado por José Marques Fernandes (Marcão).