Uma cidade em desenvolvimento, com estrutura e dentro de critérios para alcançar grandes conquistas no cenário estadual e nacional, com este pensamento e através de resultados positivos, o município de Lajes foi classificado pelo Ministério do Turismo dentro da categoria “D”, o que quer dizer que a cidade faz parte do Polo Costa Branca oferecendo estrutura de hospedagem domestica e registro de empregos na atividade.
O prefeito Benes Leocádio falou com nossa redação enfatizando a luta que o município vem travando com incentivos e busca de empreendimentos que possa gerar uma cadeia de produção para a geração de empregos, o que garante desenvolvimento através de novos investimentos no setor de hotelaria também com restaurantes e lanchonetes. A chegada das grandes empresas do setor Eólico é um grande exemplo do que pode garantir a expansão do setor.
O Ministério do Turismo (MTur) adotou uma nova metodologia para categorizar os municípios brasileiros. A partir de quatro variáveis de desempenho econômico: número de empregos, de estabelecimentos formais no setor de hospedagem, estimativas de fluxo de turistas domésticos e internacionais, os 3.345 municípios do Mapa do Turismo Brasileiro foram agrupados em cinco categorias, de A até E.
A categorização, como é chamada, atende à necessidade do MTur de aprimorar os critérios para definir políticas públicas para o setor e criar um instrumento capaz de subsidiar, de forma objetiva, a tomada de decisões de acordo com o tamanho da economia do turismo de cada localidade.
Robson Cabugi