O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), vai investir R$ 17,6 milhões para obras de recuperação e modernização da Barragem Engenheiro Ávidos, na Paraíba. A ação do Governo Bolsonaro vai permitir que as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco cheguem à Paraíba e ao Rio Grande do Norte.
A barragem abastece o município de Cajazeiras, que fica a 470 km da capital João Pessoa, e o distrito de Engenheiro Ávidos, beneficiando 61,4 mil pessoas. Além disso, a intervenção oferece suporte hídrico ao açude São Gonçalo, permitindo o uso da água para irrigação e o controle das cheias do Rio Piranhas. Após a conclusão da obra, a barragem terá capacidade de acumular até 255 milhões m³ de água. A partir daí, as águas do Eixo Norte poderão chegar em grandes volumes à Paraíba e seguirão pelo leito do Rio Piranhas-Açu até o Rio Grande do Norte, chegando então no Reservatório Armando Ribeiro Gonçalves, já no estado potiguar.
Presente à solenidade de assinatura pelo ministro Rogério Marinho, o deputado federal General Girão, que tem a segurança hídrica como uma das principais bandeiras do seu mandato, falou sobre a relevância desta obra para o Rio Grande do Norte. “O povo nordestino, que tanto sofre com a seca, sabe reconhecer a importância de um projeto como este. Água é vida. Esta obra é a continuidade do Eixo Norte do Projeto São Francisco, cujo último trecho que receberá as águas do Rio São Francisco é no Rio Grande do Norte. As águas do Rio Piranhas começarão a ser represadas na Barragem de Oiticica, obra que se arrasta há quase oito anos, sob a responsabilidade do Governo do RN. Essa ação federal vai trazer muitos benefícios para o agricultor e produtor rural potiguar e nós estaremos dedicando nosso mandato a cuidar da segurança hídrica para nosso RN e para o semiárido brasileiro. Parabéns ao ministro Rogério Marinho e ao governo Bolsonaro pelo compromisso com nosso Rio Grande do Norte”, pontua o parlamentar.
No total, o Projeto de Integração do Rio São Francisco soma 477 quilômetros de extensão e é o maior empreendimento hídrico do Brasil. Quando todas a estruturas e sistemas complementares nos estados estiverem em operação, cerca de 12 milhões de pessoas serão beneficiadas em 390 municípios de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Os investimentos da União em todo o Projeto São Francisco já alcançaram R$ 12 bilhões.
GRANDE PONTO