O prefeito do município de Galinhos, única península do Rio Grande do Norte, Fábio Rodrigues (PRB), tem enfrentado uma grande missão que é administrar o Poder Executivo, muitas vezes tendo que lidar com adversidades de pessoas que às vezes não entende das burocracias e vem de antigos vícios, querendo a todo custo que seja feita suas vontades, quando na verdade, não é assim que a banda toca perante a Justiça.
Galinhos já passa por uma fiscalização junto ao MPF para ordenar toda a orla. Mesmo assim o desafio é grande, a comunidade não tem noção e insiste em construir em área que pertence ao Patrimônio da União que é monitorado via satélite constantemente, em cima de dunas, e simplesmente acham que isso não é nada.
Construções irregulares e desordenadas
Na comunidade de galos, por exemplo, a população construiu casas em área de dunas e achou pouco, fizeram os poços para abastecimento dessas casas em outra duna a quase 300 metros de distância.
A Prefeitura Municipal é o órgão fiscalizador e responsável pela organização. É a vontade do Prefeito realizar o ordenamento dentro da lei e que atenda a comunidade.
Para isso está sendo planejado o Plano Diretor do município, atualização do código de obras e cadastramento mobiliário – todos esses com a participação dos órgãos competentes IBAMA, IDEMA, MPF, Procuradoria Estadual e principalmente a população do município através de audiências públicas.
É importante que as pessoas reconheçam que é necessário se fazer um trabalho dentro da lei e que atenda a população.
Nesses próximos meses a Prefeitura realizará audiências públicas para dar inicio aos trabalhos.
Mesmo com toda dificuldade, o gestor tem se saído bem e tem a confiança da população.