Em quanto em vários municípios brasileiros, buscam melhorias e políticas públicas para fazer valer os direitos e os deveres de crianças e adolescentes, em Pedro Avelino, o poder executivo caminha na direção oposta. Prova disso é o descaso e o abandono pelo qual passa o Conselho Tutelar da cidade.
Em contato com o blog, Conselheiros informam que mesmo após um acordo feito na justiça depois a uma ação civil pública, movida pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, o Conselho Tutelar, passa por grande falta de condições de trabalho, a linha telefônica por exemplo foi cortada a cerca de 6 meses por falta de pagamento, os Conselheiros Tutelares de Pedro Avelino, não dispõe também de Internet que até já existiu mas que também foi cortada e hoje qualquer email, tem que ser recebido por emails pessoais dos próprios Conselheiros.
Além disso, os computadores que fazem parte do Kit Equipagem fruto de emenda parlamentar da ex-deputada e hoje senadora, Fátima Bezerra, ainda não puderam ser ligados por falta de equipamentos necessários e o único que funcionava também está quebrado, o que impede por exemplo que ofícios e quaisquer outros documentos seja feitos. E para piorar a situação, mesmo com toda a dedicação e força de vontade de trabalhar dos Conselheiros, que jamais cruzaram os braços, os mesmo estão hoje dia 19 sem ter visto ainda a cor do salário do mês de Janeiro.
Outra coisa que preocupa e a desatualização da Lei Municipal, que rege o Conselho Tutelar, que está em desconformidade com as Leis Federais a cerca de 10 anos. Os Conselheiros cobram ainda a instalação do SIPIA, importante ferramenta para melhor acompanhamento dos casos.
Angicos Notícias