A Escola Municipal João Bandeira Sobrinho em Pedra Preta foi contemplada para o ano de 2020 com o Programa EDP nas Escolas, projeto realizado pela empresa de energia eólica, EDP Renováveis.
Na última quinta, 28, a diretora da instituição escolar, Bilga Bandeira, junto à parte de sua equipe, participaram de reunião com o representante da empresa, Paulo Ramicelli, que explicou o objetivo do programa.
O projeto realiza diferentes ações durante o ano. A primeira delas é a entrega de kits escolares com itens essenciais da rotina estudantil. Outra atividade é o Concurso Arte com Energia, que neste ano tem como tema Nossa Energia para construir um futuro melhor e incentiva os alunos a refletirem sobre os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Os estudantes se reunirão em grupos e cada turma terá que desenvolver uma intervenção comunitária e usar a fotografia como expressão artística para registrar a ação. No final do ano será publicado um livro com os registros dos alunos.
O programa promove ações de cidadania e de melhoria do ambiente escolar durante o período letivo, visando a qualidade de vida estudantil, além de fornecer ferramentas para o aprendizado dos alunos, promover a integração de arte e energia, capacitar professores e incentivar a participação da comunidade escolar.
Neste ano de 2019, mais de 9.500 alunos de 47 escolas estão sendo beneficiadas com o programa em 9 estados do Brasil.
Cidades da região, exemplo Jandaíra e Parazinho, já estão com o EDP nas Escolas em execução.