Jardim de Angicos: Afastada por denúncia, médica Cubana volta a trabalhar no município.

Jardim de Angicos: Afastada por denúncia, médica Cubana volta a trabalhar no município.

Supervisor do programa Mais Médicos, Lamech e a médica cubana Dra. Yami Pérez

A Secretaria Municipal de Saúde de Jardim de Angicos recebeu uma notificação da Coordenação Nacional do Programa Mais Médico comunicando oficialmente que acatou as justificativas do município para que a médica cubana Dra. Yami Pérez Cruz permaneça no Município.

A denúncia encaminhada ao Ministério da Saúde por uma pessoa “desconhecida” acusava a prefeita Suely de ter supostamente substituído a médica contratada pela gestão atual desde 21 de janeiro de 2013 a 31 de dezembro/2013 sem justa causa por médico estrangeiro.

No dia 6 de Janeiro do corrente ano, a chefe do poder executivo encaminhou ofício com documentos comprobatórios anexados ao Coordenador Nacional do Programa, Mateus Falcão Martins Matos esclarecendo o caso e ao mesmo tempo rogando sensibilidade e necessidade para que a atual profissional permanecesse no Município.

A notícia de que a denúncia da médica não tinha dado em nada levou inúmeras pessoas ao posto de saúde. Orações e alegria, esta foi a maneira que pacientes escolheram para homenagear a médica cubana, no retorno dela ao trabalho. Demonstrando emoção, a médica ficou surpresa com o carinho e as mensagens de boas-vindas.

Agora, a Coordenação solicita que a gestão municipal aguarde o período de migração do profissional do PROVAB para o Mais Médicos. Se esse fato se constatar, cabe ao município expandir equipe para regularizar a situação da médica cooperada.

Prof. Sezimar